Como eu me organizo

Para mim organização é ter certeza de que minha vida não está sendo desperdiçada com o que não acrescenta conhecimento nem com o que me afasta dos meus objetivos. Algumas pessoas me perguntam como eu me organizo.  Eu sempre digo que minha organização está em constante mudança e depende do meu momento de vida.
Porque eu acredito que a organização é um modo de vida e ela tem de seguir a sua realidade e as suas mudanças.  Se estou em um momento de poucos projetos e atividades a organização exigirá menos recursos. Já quando estou com mais preciso de mais recursos.
Mesmo sendo bem tradicional e tendo uma base de organização bem fixa, eu gosto muito de experimentar novas opções, principalmente quando são recomendadas pelas pessoas que são referências para mim nesses temas. Algumas eu incorporo, outras entendo que não são pra mim e vou seguindo.
Então vou falar do que estou usando atualmente para me organizar.

AGENDA
Esse ano estou usando três agendas. Sim! Três agendas! :mrgreen: Duas físicas e uma digital.
Calma,  eu não rasguei os mandamentos da organização kkkkk, vou explicar.  Nos últimos anos o meu uso da agenda de papel mudou muito e incorporei o caderno de tarefas a ela.
Então,  hoje minhas agendas são o que norteiam o meu dia. Eu anoto as tarefas com datas – ou seja,  tudo que tenho que fazer em determinado dia – na agenda.
E uso o caderno de tarefas só para aquelas que não tem prazo.
Por isso tenho duas. Uma para o trabalho e outra para o pessoal e os outros projetos. 

E a digital é destinada aos compromissos de fato. Uso a Google Agenda, pois posso ter várias (em alguns momentos separo as de algum projeto específico), e compartilhar. 

image

A agenda do trabalho é um planejador semanal como falei nesse post.   E é nela que vejo tudo que tenho que fazer no dia. Desde um novo projeto a responder/enviar um email.
A agenda pessoal é um planner, com visão semanal também, e que comanda todo o resto da minha vida, rsrs. De publicar aqui no blog a marcar uma consulta,  passando por dar parabéns a fulano.

O planner,  inclusive,  é algo que estou testando. Sempre usei agenda diária e no ano passado usei um planner em arquivo – que vc imprime as páginas conforme precisa – e esse ano estou usando um completo. No fim do ano conto pra você qual vai ser o eleito para o ano que vem, se não surgir uma outra opção para testar kkkkk.

Na sexta-feira eu tiro um tempo no fim do dia para anotar na agenda do trabalho o que terei de fazer na próxima semana em cada dia. Sempre deixando uma margem para os imprevistos, afinal trabalho no RH gente kkkkk. E todo dia batalho para ticar todas as tarefas planejadas para ele. E não termino a semana sem estar com todas as tarefas cumpridas e ticadas (ticar é como chocolate pra quem é organizada 😝😝).  E no domingo faço o mesmo com a agenda pessoal. Claro que nas duas ao longo da semana vou acrescentando o que surge e já anoto algo que tenha de fazer em algum dia da semana seguinte, só que dedico um tempo específico para planejar a próxima semana.  Afinal,  planejando é que garantimos o andamento da realização dos nossos objetivos,  lembra? 😉

FINANÇAS
Eu sempre digo que se você não controla as finanças elas te atropelam.
Eu vigio as minhas bem de perto.

Mesmo sendo uma boa gastadeira, sei exatamente onde meu dinheiro vai e digo com muito orgulho que não perco o prazo de pagar minhas contas.

Eu uso planilha de controle há anos e adoro. Só que como boa fã do papel, uso um caderninho para anotar diariamente os meus gastos do dia-a-dia, e depois passo para a planilha. Nele divido em 04 categorias básicas: crédito,  débito,  ticket e dinheiro. E na planilha sigo as categorias lá definidas,  que são baseadas no tipo de despesa e não em como foram pagas.
Esse ano estou experimentando o Kakebo, que é um método japonês consolidado em formato de livro, esse da foto aí embaixo. Ele une as duas formas que uso – o gasto diário e as contas mensais – além de propor metas para cada mês.  Estou gostando muito, depois vou fazer um post explicando mais sobre ele.

image

PRODUTIVIDADE
Nos tempos modernos a quantidade de opções de aplicativos e gadgets é absurda.  Tenho sempre o cuidado de não me deixar levar, pois se você não vigiar fica com a vida fatiada pra todos os lados.
Para a parte de produtividade e gestão do tempo uso três itens,  sendo dois no celular e um no computador.  No micro uso o Neotriad, do Christian Barbosa, que é um sistema de gerenciamento de tarefas,  projetos e compromissos. Apesar dele ser muito completo e oferecer relatórios incríveis eu o uso, basicamente, para as tarefas do trabalho, pois o uso no computador, para medir o tempo de execução das tarefas. 

Você não consegue se planejar de forma adequada, se não souber quanto tempo leva para executar cada tarefa.

No celular uso o Notes, que já vem no Android,  para anotações rápidas e lembretes quando não estou com a agenda em mãos. Ele é o meu caderno de anotações.
E também no celular uso o Evernote (que também uso no micro quando preciso)  que hoje é o meu principal gerenciador de arquivos. Ele é um sistema de gerenciamento muito completo e com mil possibilidades de adaptação segundo a sua necessidade, que tem como ponto principal a sincronização dos dados entre celular, web e computador. Todo material que escrevo, que consulto,  que guardo, que quero ter acesso rápido, etc, está nele.  Se você me emprestar um livro hoje quando eu te devolver as partes que mais se destacaram pra mim estarão no evernote, com uma etiqueta com o nome do livro dentro do caderno de livros lidos. Os meus rascunhos dos posts pra cá são escritos lá.  O link para a inscrição do Treinamento Você está salvo lá.  Enfim,  muita coisa está lá,  rsrs  e te digo que ainda tenho muito a evoluir no uso dessa ferramenta, pois as opções são muitas.

QUANDO O BICHO PEGA
Às vezes,  tudo acontece ao mesmo tempo e você tem a sensação de que não vai dar conta de fazer e lembrar de tudo que precisa.

Quando minha vida está assim eu dou Graças a Deus por ter minha rotina estruturada e recorro a todas as memórias auxiliares que posso.
Me valho do alarme do celular,  já experimentou? Quando tenho que lembrar de pegar alguma coisa em casa a noite pra levar pro trabalho,  por exemplo,  eu programo um alarme para o horário que sei que estarei em casa.

E recorro ao meu adesivo lousa, da foto abaixo, que fica na porta do meu armário. Nele anoto aquilo que tenho de lembrar até fazer (mesmo que seja me lembrar de ser grata) por alguns dias. Normalmente eu uso quando mudo a rotina matinal ou noturna, ou quando tenho que fazer a declaração do IR, rsrs, por exemplo.

image

É isso! É assim que eu me organizo.  Não sou uma control freak que acho que vai morrer se não estiver com tudo nos trilhos.  Só busco me valer de soluções que me ajudem a ter tempo para fazer tudo que preciso e administrar a minha vida da melhor forma possível. 

Anúncios

Um comentário sobre “Como eu me organizo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s