Como organizar seu ambiente de trabalho

image

Cada coisa deve ter o seu lugar é a regra nº 01 da organização, assim como uma decisão tomada várias vezes é perda de tempo e energia é o princípio nº 01 da produtividade. Esses dois “mandamentos” estão sempre permeando as minhas ações no dia-a-dia e baseado nisso resolvi falar um pouco sobre a organização do ambiente de trabalho, como minha amiga Camila pediu.

Espaço de trabalho é algo muito particular, ele reflete muito de você, então vamos com um olhar amplo.

O seu ambiente de trabalho, independente do tamanho, tem de ser um local que estimule sua concentração e criatividade. Tem que facilitar a sua vida e não te distrair. Dessa forma, o seu espaço deve conter somente o que vá lhe propiciar isso.

Eu destaco três pontos que precisam ter em seu ambiente: iluminação, sistema de organização (cada coisa ter seu lugar) e arquivo (armário, gavetas).

MÓVEIS
Isso vai depender, depender e depender, rsrsrs. Mas mesa e cadeira são comuns a todos. Busque ter bons móveis, pois eles irão prejudicar ou proteger sua saúde. Não é produtivo trabalhar desconfortável ou com dor. Avalie o que irá te ajudar a ficar confortável, e com uma postura ergonômica, e priorize esses itens. Por exemplo, para mim, que sou baixinha, apoio de pé é essencial para não terminar o dia toda torta e dolorida.

Eu considero importante para um ambiente organizado que tenha algum tipo de arquivo, com armário ou gavetas.

image

Mesmo espaços pequenos são funcionais.

Quem segue no insta sabe que eu adoro gavetas arrumadas, rsrs
Gavetas são excelentes para guardar as coisas que você precisa ter ppr perto, mas não em cima da mesa.

E armários são ótimos para arquivar documentos, contas e papéis de projetos que estão em andamento ou que são usados esporadicamente (ou para consulta).

O tamanho do gaveteiro ou armário dependerá do seu espaço e demanda. Afinal, não justifica ter armários grandes e uma dúzia de gavetas se você não tem tanto volume de papéis e acessórios assim.

Vamos combinar que armário e gaveta não são buracos negros para você esconder a sua bagunça, ok?

MESA
Vou destacar sobre a mesa, pois ela é a peça chave, ela nos ajuda e também pode ser uma grande armadilha. Então sua arrumação é vital para o seu rendimento.

Mantenha em cima da sua mesa só o que for estritamente necessário e tenha um lugar definido para esses itens. Os papéis do projeto que está trabalhando no dia, as canetas, a agenda, o caderno de tarefas, o que for, desde que seja imprescindível.

Olhe agora tudo que tem em cima da sua mesa e classifique em 1-  imprescindível, 2 – necessário e 3 – descartável. O 1 é o que vai ficar sobre a mesa, guarde o 2 na gaveta, ou no armário, e descarte o 3.
Essa avaliação precisa ser diária – no pior dos cenários semanalmente –ok? Por que no turbilhão do dia-a-dia vamos largando as coisas em cima da mesa, é normal, e quando vemos estamos sendo soterrados, kkkk. E a questão é que a nossa mente acompanha o estado da nossa mesa. Repare só como ficamos ansiosas e agitadas quando nossa mesa está bagunçada e não achamos nada – além do tempo que perdemos. Pára e arruma a mesa e nota como se acalma rapidinho. Nossa mente fica confusa com a bagunça e isso drena energia que você poderia estar usando para produzir. Mesmo daqueles que dizem que a sua bagunça é arrumada, rsrsrs.

Sei que não é realista aquela mesa de foto de revista, como essa aí em cima, mas defendo que você tenha um sistema claro (para você) do que deve ou não ficar sobre sua mesa. O local da agenda, local do porta caneta e papel de recado (perto do telefone, please!), o local do seu caderno de tarefas, etc. Assim você ganha tempo, e energia, em vez de ficar procurando as coisas toda vez que for usar ;).
Por exemplo, se seu caderno de tarefas fica sempre no mesmo lugar, mesmo “afogado” em papéis você vai saber onde ele está.

image

AMBIENTE
Garanta que seu ambiente de trabalho tenha os recursos mínimos, de estrutura e de escritório, para o desenvolvimento de suas atividades e persista em mantê-lo arrumado e organizado.
Tenha um quadro na parede para lembretes e/ou calendário e cuide para que a iluminação seja boa, de modo que favoreça a sua visão.
Não tumultue com excesso de itens de decoração e enfeites que só poluem visualmente e dispersam sua atenção.
Sua energia fluirá muito melhor e seu rendimento aumentará se você mantiver a ordem.

Deixe o seu cérebro livre para focar nos seus grandes objetivos, em vez de ficar procurando aquele documento ou uma caneta.

E vamos potencializar sua produtividade!

Anúncios

4 comentários sobre “Como organizar seu ambiente de trabalho

  1. Camila Souza disse:

    Nossa! Vou ler tudo de novo e fazer o passo a passo qd estiver no meu local de trabalho. Mesmo q seja meio óbvio a necessidade de organização confesso q tenho adiado. Adorei as dicas! Vou aplicar! Valeu.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s