Desafio de Organização 01 – Contas pagas

Eu não iria começar o desafio logo falando de dinheiro, né? Kkk então vamos falar das contas que já foram pagas.

Para um desafio no início de ano, nada melhor pra começar do que pelas contas pagas, não é mesmo?

Eu sei que muita gente ainda não deu destino (leia-se arquivars rsrs) as contas do ano passado. Não você que já acompanha o blog, claro, você eu sei que já arquivou de forma devidamente organizada 😉.

Arquivando as contas pagas

Mas só pro caso de você ter viajado de férias e isso ficou pendente🤔 segue o nosso desafio😊.

A primeira coisa que temos de pensar quando falamos de arquivar é que existem regras específicas sobre o tempo que devemos guardar cada tipo de conta após o pagamento. Em média, são 05 anos que devemos guardar os comprovantes.

Hoje em dia já temos a opção de contas digitais o que diminui a papelada porém não nos exime de arquivar de forma adequada. Então pode ser uma vantagem se você der a devida atenção e pode ser fácil de perder se você não cuidar.

Independente do tipo, é importante que todas estejam armazenadas de forma organizada, de modo que você consiga achar rápido, caso precise.

Seja física (em papel) ou digital as armazene de forma que estejam protegidas – de molharem, pegarem sol, ou serem apagadas por engano – e que tenham fácil acesso. E vamos combinar que jogar todas as contas em uma pasta não é organizar, tá? rsrs

Utilize pastas (físicas ou no computador) para armazenar cada tipo de conta e certifique-se de que cada uma está com o seu comprovante de pagamento, inclusive as digitais. Nomeie os arquivos das contas e do comprovante de pagamento para que fique fácil identificar ou de modo que fiquem juntos (usando números, por exemplo).

Veja se já tem contas mais antigas que podem ser descartadas, se todas que irá arquivar estão com os comprovantes e se está com as de todos os meses, e então arquive as de 2017. Se possível coloque um separador dos anos, que pode ser até uma folha A4 mesmo com o ano escrito, para agilizar seu acesso. E no caso das digitais crie subpastas para cada ano ou coloque o ano no nome dos arquivos.

Eu gosto muito das pastas suspensas pois separam as contas ao mesmo tempo que as mantém em um único local, tais como caixa, pasta ou gaveta. Se puder ter faça, pois vale a pena. Se não puder tudo bem também, use uma pasta grossa e separe as contas em saquinhos dentro dela ou tenha uma pasta para cada conta e as coloque em uma mesma prateleira ou gaveta.

Desafio de Organização – contas

O fundamental aqui é que elas estejam juntas (mas separadas 😉) e devidamente identificadas com etiquetas em cima e nas laterais de modo que fique bem visível.

Reflexão: se você precisar se internar de emergência alguém (que não more na casa) conseguiria ir até a sua casa e achar o último boleto do seu plano de saúde pago, o último contra-cheque e a última conta de luz? Se sua resposta foi não vale a pena repensar seu sistema.

Depois do sistema pronto será muito mais rápido e prático só colocar as contas lá todo mês, assim não precisará de outro desafio no início do ano que vem 😉😍.

Dica: esses princípios valem também para correspondências e documentos.

Desafio concluído? Poste nas redes sociais com as #desafiodeorganizaçãoLeO #desafioLeOcontas para comemorarmos juntos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s