Planner – o que é e como usar

Planner é uma palavra em inglês que significa planejador, esse nome foi usado como termo para uma ferramenta de organização, o life planner.

Cada vez mais vem se popularizando no Brasil o uso do planner, para aqueles que querem se organizar de forma mais completa e são adeptos do papel.

Apesar do que parece, o planner não tem só a proposta de ser um caderno cheio de adesivos, acredite rsrs. E convenhamos… Fica bonito, vai!

image

A proposta dele é ser um instrumento que concentre a organização da sua vida por completo, não somente os compromissos, como a agenda e não só as tarefas, como o caderno. Tudo junto em um único local: agenda diária, agenda semanal, metas do mês, controle das finanças, contatos, tarefas da semana, tarefas do dia, motivação,  novos projetos, anotações e tudo mais que for necessário para que seu dia-a-dia fique sob controle e a sua vida ande.

E daí vem o uso dos adesivos, que se tornou uma forma de dar destaques a determinadas tarefas ou compromisso.

image

O planner é uma excelente forma de organização pelo fato de que concentra as informações.  E isso nos faz ganhar tempo na hora de  procurar onde anotou aquela ideia ou aquele telefone ou lançar os progressos de um projeto.
Assim não dispersa a sua atenção e foco e garante agilidade no processo de registro e acompanhamento.

O principal é a agenda, e ele foi acrescido de vários outros itens que é muito necessário para o dia-a-dia.

image

Existem inúmeros modelos de planners disponíveis para todos os gostos e bolsos. Inclusive existem muitos gratuitos na internet só para você imprimir.

A diferença principal do planner está no uso que você vai fazer dele, por que ele é muito prático,  é maravilhoso,  mas se você não o utilizar de fato, vai ser só  monte de papel com um capa bonitinha rsrs.
Antes mesmo de escolher qual planner vai usar, defina o uso que fará dele. Pense nas áreas que englobam a sua vida e o que exige sua atenção em cada área, pense o que você prefere que seja digital e o que você gosta de ter no papel.
Diante disso, escolha um modelo que irá abraçar essas suas necessidades. Tem que ter o controle de gastos?  O cardápio?  Agenda diária?  Ou só semanal?  o que não pode faltar de jeito nenhum?

Definido isso é só fazer uma busca rápida no Google ou Pinterest e você irá descobrir esse universo a parte, dos amantes de planners.

Alguns,  principalmente os para imprimir, te dão a opção de começar a qualquer tempo. Mas mesmo os que são do ano todo você pode começar, não usando os meses que já passaram.

Eu sugiro que você comece com um gratuito, para imprimir, em um fichário. Em que você vá experimentando as páginas e conhecendo melhor. A menos que você seja o tipo de pessoa que irá perder as páginas kkkk.
Estabeleça uma rotina quando começar a usar o planner até você criar o hábito.  Tire um dia, ou dois, na semana para planejar a semana e lançar as atualizações dos projetos, finanças,  cardápio ou o que mais você escolheu.  Com o tempo de uso você irá perceber como funciona pra você.

E como sempre digo…. Preguiça não é justificativa, combinado???

image

E pra você que já se decidiu por usar um planner dê uma olhada no My Life Planner Livre e Organizada aqui no blog. https://livreeorganizada.com/planner/

Anúncios

2 comentários sobre “Planner – o que é e como usar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s