Como elaborar metas eficazes para o ano novo

A grande maioria das pessoas tem o hábito de fazer uma lista do que deseja para o ano novo e acredita que isso é planejar.

Como expliquei nesse post lista de desejos não é planejamento, e não envolve a elaboração de metas que são as nossas direcionadoras ao longo do ano.

E mesmo quem elabora uma planejamento costuma pecar na hora de estabelecer as metas e hoje é sobre isso que quero falar.

Metas são vitais para que você consiga alcançar os objetivos e para que elas cumpram bem esse papel elas dependem de uma elaboração adequada.

Lembra que o planejamento é o nosso GPS e os objetivos são nosso destino final? As metas são o caminho a ser traçado para chegar ao destino final. Então elas precisam dizer exatamente onde ou quando você tem que virar à esquerda ou à direita.

E para que elas sejam assim você precisa entender que metas são diferentes de ações/tarefas, elas não são só o que você tem que fazer e sim etapas/degraus que você tem que atingir até chegar no seu destino final.
Por exemplo, se você tem um objetivo de cuidar da sua saúde a meta tem que descrever uma etapa para você chegar até lá, tipo emagrecer tantos quilos/mudar percentual até a data x ou concluir o tratamento/acompanhamento tal até o mês tal.

Uma meta para ser eficiente precisa ser mensurável, realista, te desafiar e ter prazo para que ela consiga ter de fato a função de direcionador para o alcance dos seus objetivos. Entenda a relevância e o impacto do alcance e do não alcance dessa meta para o contexto completo.

Pense no objetivo como uma pizza e as metas como as fatias. Como cada meta vai contribuir para que no final o objetivo seja alcançado?

Lembre-se que temos muitas responsabilidades e tarefas no dia-a-dia e instintivamente nosso cérebro vai escolher as mais fáceis ou as que já tem um caminho detalhado para realizar primeiro. Então ofereça a ele todos os detalhes possíveis na sua meta para que facilite a execução.

Destrinche o que vai precisar ser feito em detalhes quando definir as ações relativas a cada meta. Entende os recursos, esforços e tempo que terá que empregar para que assim saiba exatamente como fará para alcançar.

E o ponto principal é COMPROMETA-SE com as suas metas com mente e coração. Esteja disposta a fazer os esforços necessários e PERSISTA de novo e de novo antes de desistir.

E se você ainda não fez seu planejamento para 2023 aproveite para se inscrever no Reassumindo seus Planos aqui e elabore um planejamento detalhado e tenha um plano de ação para fazer seu ano muito diferente.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s