Planejamento Semanal

As vezes quando falamos em planejamento nos remetemos aquele planejamento das empresas, que é grande e estruturado, e não conseguimos nos conectar com a nossa realidade do dia-a-dia. Mas planejamento nada mais é do que você se antecipar a necessidades, demandas e expectativas. E por isso existe planejamento de diferentes níveis e para todo tipo de objetivos e realidades.

E o planejamento semanal é um tipo de planejamento que visa organizar a sua semana para que você aja de forma estratégica ao longo da semana e não fique somente apagando incêndio. Afinal, não é por que você não planejou que não vai acontecer não é mesmo? A diferença está nos resultados que você terá relacionados ao que você quer, pro seu trabalho e pra sua vida.

E o que entra no planejamento semanal?

Isso vai variar muito de acordo com a sua realidade e com a semana que irá planejar, pois esse planejamento tem que estar de acordo com o seu momento de vida, prioridades e os rumos da semana especificamente.

o Todas as tarefas/atividades da sua semana;
o Deve entrar inclusive as tarefas de autocuidado e redes sociais;
o Roupas que vai vestir, suas e das crianças (se precisarem disso);
o Momentos de lazer;
o Atividades vinculadas aos seus objetivos e prioridades;
o Atividades com prazo que expira na semana e todas as tarefas que a envolvem;
o Pode se antecipar e iniciar tarefas de atividades que estão próximas do prazo se houver margem de tempo pra isso;
o Refeições da semana – já adiante o que puder antes da semana começar, seja de elaboração ou de definição de compras e cardápio;
o Tarefas de monitoramento e acompanhamento;
o Atividades recorrentes;
o Compromissos pessoais e profissionais – esses devem ser os primeiros a serem incluídos no planejamento.

Agora, é importante eu ressaltar também que tem uma coisa que o planejamento semanal não é: uma lista de tarefas e afazeres distribuídas ao longo dos dias. Não basta escrever em uma agenda somente o que “precisa fazer” e passar a semana dando check. Isso não é planejamento semanal, ok? Já é um grande passo na sua organização mas ainda não é um planejamento.

O planejamento semanal é fundamental para que você se aproxime dos seus objetivos. Sabe quando falo de quebrar suas metas em submetas e tarefas? É no planejamento semanal que elas entram. E é nele que damos cada passo na direção dos nossos sonhos. Se você está semana após semana só apagando incêndio e atendendo demandas (não estou dizendo que não tem que atender essa parte, estou falando de atender SÓ essa parte) não conseguirá se aproximar dos seus objetivos. E mais uma vez a sensação de que o ano passou voando e você não conseguiu fazer o que queria vai apertar o seu coração.

No seu planejamento tem que conter as atividades, os compromissos e responsabilidades sim. Mas precisa conter, principalmente, as suas prioridades de forma estratégica. Para que efetivamente ele te direcione, de acordo com os seus objetivos e áreas da vida que são prioritárias pra você. Se tem um projeto no trabalho que é uma prioridade pra você as tarefas relativas a ele devem constar – e ser prioridade – no seu planejamento da semana e não ficar na sua cabeça para o caso de dar tempo em algum momento. Percebe a diferença?

Me conta nos comentários se você costuma fazer seu planejamento semanal e, se sim, como você costuma fazer. Vamos trocar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s