Registrar é essencial no gerenciamento das finanças 

Todo gerenciamento envolve ter dados que embasem as decisões e estratégias a serem adotadas.

O mesmo acontece com as nossas finanças, não há como gerenciar seus ganhos e gastos se não tem informações sobre eles, sobre o quanto entra e quanto sai ou pra onde vai.

É necessário que registre seus gastos para que tenha as informações necessárias para gerenciar.

Não estou dizendo que precisa anotar cada centavo que gaste – apesar de ser a forma ideal para quem vá começar a organizar as finanças – mas que tenha registrado, seja em papel, aplicativo ou planilha, para onde o seu dinheiro vai.

Quanto gasta com transporte? Quanto gasta com alimentação? Quanto foi a conta do mercado no mês passado? E há 3 meses atrás? Que gastos aumentaram? Onde pode cortar custos para aplicar em um investimento?? Quanto de defasagem seu salário sofreu nos últimos meses ou anos? Quantos são os juros do seu cartão? E a anuidade? E quilo do restaurante onde almoça?

Essas perguntas só podem ser respondidas se você mantiver algum tipo de registro da sua vida financeira. E são esses registros que irão embasar as suas decisões futuras. Seja para saber o quanto pode economizar para aquela viagem especial, para trocar de carro ou qualquer outro objetivo que tenha ou simplesmente para fazer escolhas mais econômicas de consumo.

A planilha é a melhor opção por facilitar a consolidação desses itens, podendo até já gerar os gráficos se você tiver conhecimento do programa.

Um aplicativo no smartphone garante agilidade, você já pode lançar uma despesa assim que ela acontece. E a maioria deles também oferece consolidação por grupos de despesas ou receitas.

Mas para quem é fã do papel, um caderno funciona super bem. Você pode até registrar no caderno os custos e depois lançar na planilha para ter uma visão mais ampla.

De acordo com o seu perfil ou preferência inicie já o registro das suas finanças. Seu dinheiro é muito importante e suado para ser levado pelo vento, não acha?

Como você faz para registrar seus gastos? Ficou com alguma dúvida?

Me conta nos comentários.

2 comentários sobre “Registrar é essencial no gerenciamento das finanças 

  1. LUIZ ANTONIO VIEIRA DOS SANTOS disse:

    Gheyza foi exatamente assim que consegui equilibrar as minhas finanças. Hoje está tudo na cabeça. Não faço mais planilhas. Parei de gastar mais que recebo.
    É o melhor sonífero que existe. Botar a cabeça no travesseiro e dormir tranquilo sem dívidas. Espero que muitos outros com as suas dicas entendam isso. E tenham uma vida menos complicada. Obrigado.

    Curtir

Deixe um comentário